Blog Marcos Imóveis

Imobiliária em Bombinhas

4 Motivos para mergulhar em Bombinhas

4 Motivos para mergulhar em Bombinhas

Vamos falar sobre mergulho?

Enquanto a grande maioria dos turistas prefere viajar até o litoral e ficar relaxando na sombra vendo as ondas baterem ao longe, outros se aventuram em uma atividade um pouco mais excitante e, dependendo do ponto de vista, muito mais divertida, o mergulho em bombinhas e nas praias de bombinhas.

Temos uma boa notícia para aqueles que estão em busca de férias inesquecíveis e de experiências únicas: esta aventura pode ser vivida no cenário lindo que é Bombinhas, no litoral catarinense.

A capital do mergulho ecológico atrai turistas em todas as épocas do ano, pois são oferecidas condições adequadas para mergulho em qualquer temperatura. O serviço de mergulho nas praias de Bombinhas oferecido pelas empresas especializadas no local é completo, são disponibilizados desde os equipamentos, até aulas para mergulhadores de todos os níveis, começando pelos amadores até os profissionais.

1. Cenário deslumbrante

Independentemente do local em que você decida mergulhar, é sempre uma experiência nova. Para quem está acostumado a ver o mar apenas pela parte de cima, quando se vai ao fundo, um mundo de novidades se abre na frente dos seus olhos.

O que faz com que Bombinhas seja um local especial para embarcar nesta aventura é a sua localização geográfica, pois, há uma corrente fria que vem das Ilhas Malvinas na Argentina e uma corrente quente, vinda da parte brasileira, gerando condições perfeitas para que a vida marinha no local seja bem diversificada, um espetáculo de encher os olhos dos turistas.

Outro fato que torna o mergulho em Bombinhas um acontecimento extraordinário é saber que 60% do seu território está entorno da Reserva Marinha do Arvoredo, conhecida por suas belas ilhas assim como a própria praia de Bombinhas, que possui águas transparentes, o que deixa o mergulho ainda mais interessante.

2. Valor histórico

Bombinhas está localizada na ponta de um Península, no centro-norte de Santa Catarina e seu maior chamariz é o mergulho, desde 1980 o local atrai turistas para “desbravar o oceano”, não só pelos maravilhosos recifes de corais, mas porque o mergulho em Bombinhas também proporciona uma viagem no tempo. Nesses mergulhos é possível observar o navio cargueiro Lily, que naufragou em 1957, na Ilha de Galés.

O navio fazia o trajeto Rio de Janeiro/Santa Catarina e durante um nevoeiro bateu contra as rochas. Ele portava uma carga de 1200 toneladas, avaliada na época em 9 milhões de cruzeiros. Os tripulantes foram resgatados antes que o navio naufragasse.

Histórias sobre esse cargueiro e demais casos está lá para ser contada, no entanto, há algum tempo o acesso a esses locais se tornou restrito para a segurança dos mergulhadores, pois, os navios estão muito desgastados pela ação do tempo. O navio Lily se encontra em uma área protegida pela Reserva Biológica Natural do Arvoredo.

Próximo à Ilha do Macuco, em 1915, outro navio naufragou. Até hoje a embarcação chamada Orion chama a atenção dos visitantes, no entanto, o acesso aos destroços também não é permitido aos turistas.

3. Variedade de locais disponíveis para mergulho

Ilha do Arvoredo:

Localizada a 11km do norte da ilha, o acesso ao local é feito de barco. Em razão do encontro das correntes marinhas quente e frias, é possível encontrar arraias-manteiga, tartarugas marinhas, focas-leopardo, cavalos-marinhos e golfinhos no local. A profundidade da área varia entre 5 a 20m e a visibilidade chega a 18m. A parte sul da ilha possui sítios demarcados, com grutas, rochas, passagens e até mesmo canhões.
Ilha do Macuco ou Ilha do Amendoim:

É a ilha mais próxima do continente e faz parte da reserva do Parque Municipal do Morro do Macaco. Um canal de cerca de 500m de largura a separa do continente.
O macuco é uma ave de porte grande e o motivo que a ilha leva este nome, se deve aos indígenas, que relatavam o alto número de seres desta espécie na ilha.

Em geral, as águas são muito calmas no local, sendo um atrativo para os pescadores, e obviamente, para os mergulhadores. A profundidade vai de 2 a 11m.

Ilha de Porto Belo:

O que mais atrai turistas nesta locação é o mergulho livre, no entanto, existem várias orientações sobre como mergulhar e as várias opções de trilhas subaquáticas que tornam o mergulho seguro, tanto para crianças, quanto para mergulhadores iniciantes.
Existem seis opções de trilhas subaquáticas, todas fascinantes. Nessas ocasiões é possível fazer grande contato com a fauna marinha, além da beleza da ilha.

Praia da Sepultura:

É uma das melhores praias de Bombinhas para a pratica de Snorkel, o equipamento é composto por um tubo em formato de “J”, que fica acoplado na máscara de mergulho. A utilização deste dispositivo é indicada para os mergulhadores que desejam realizar atividades usando apenas o ar dos pulmões.

Calhau de São Pedro:

É o lugar perfeito para se fazer mergulho. Com 16m de profundidade e possui grande quantidade de corais moles.

A fauna é bem representada por peixes grandes como meros e garoupas, peixes de passagem e grandes cardumes, o que chama a atenção de mergulhadores vindos de todos os lugares imagináveis.

4. Diversidade nas formas de mergulho oferecidas:

Snorkel: é a forma mais simples de mergulho, mas muito divertida. Para realizar essa atividade é necessário usar máscara e nadadeira (pé de pato). É fundamental que esse mergulho seja realizado em águas tranquilas com profundidade de 1 a 2m no máximo, com grande visibilidade.
É recomendado para mergulhadores iniciantes e para pessoas que ainda não sabem nadar, já que ele é realizado em uma parte mais rasa do mar. Ele conta com acompanhamento de um guia, que auxilia e apresenta os animais marinhos durante o percurso de mais ou menos uma hora.

Mergulho de Batismo: Também é indicado para quem nunca fez curso de mergulhador. As atividades ocorrem em locais propícios para iniciantes, supervisionados por profissionais especializados. O equipamento utilizado consiste em máscara, nadadeiras, colete equilibrador, regulador, cinto de lastro e cilindro com ar comprimido.

Os refúgios naturais do lugar são repletos de encantos que fazem o gosto desde os mais aventureiros, até os mais tranquilos, que preferem admirar as águas cristalinas e os cenários paradisíacos que só Bombinhas proporciona.
Conheça Bombinhas, mergulhe em suas águas puras, encontre seus motivos e nos conte. Se você já praticou mergulho em Bombinhas compartilhe conosco a sua experiência nos comentários.





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.