Blog Marcos Imóveis

Imobiliária em Bombinhas

5 Trilhas em Bombinhas para colocar no roteiro da sua viagem já

5 Trilhas em Bombinhas para colocar no roteiro da sua viagem j

Bombinhas apesar de ser a menor cidade em extensão do estado de Santa Catarina, possui além das 39 lindas praias em sua península, diversas trilhas espalhadas pela cidade, cada uma com um charme diferente. Bombinhas é conhecida nacionalmente por todas as suas atrações focadas no turismo ecológico e pela beleza de suas paisagens.


Trilha do Morro do Macaco

Um dos principais destaques no roteiros dos turistas é o Morro do Macaco. Coincidentemente o local também conta com uma trilha, localizada em uma zona de preservação permanente, o Parque Natural Municipal do Morro do Macaco.

Esta trilha fica no bairro de Canto Grande e o nome dado à região em que ela se encontra é “cauda da baleia”, pois a paisagem natural do lugar, lembra muito a cauda do animal. A extensão do início ao fim do caminho é de 815 metros, 1600 metros ida e volta. É um trilha considerada como de dificuldade média, pois, existem diversos pontos íngremes durante o percurso.

Para que o passeio seja feito com calma, aproveitando a linda vista do lugar, leva cerca de duas horas, para ir e voltar. A trilha é segura, pode ser realizada por pessoas de todas as idades e é periodicamente revitalizada pela FAMAB de Bombinhas.

O topo do Morro do Macaco, ao final da trilha, é um mirante natural, que permite uma vista de 360° de Bombinhas. Do alto podem ser vistas as praias de Mariscal, Canto Grande, Zimbros e Morrinhos, assim como, a Ilhas da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, sendo elas, Deserta, Galés e o Calhau de São Pedro. Cidades como Tijucas e Governador Celso Ramos também podem ser visualizadas. Quando o céu está limpo, os turistas conseguem avistar a Ilha de Florianópolis e a ponte Hercílio Luz.


Trilha da Costeira de Zimbros

A Trilha Costeira de Zimbros, está localizada no final do bairro de Zimbros, no Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros. O trajeto é um pouco mais longo do que a Trilha do Morro do Macaco, com 2250 metros de extensão e 4500 metros somando ida e volta. O grau de dificuldade oscila entre o fácil e o médio. O passeio pode ser realizado com um guia local, trazendo mais segurança para a realização da atividade.

A trilha exige de 3 a 5 horas para ser completada. Quem optar fazer o passeio do início ao fim irá passar por 10 praias, sendo elas, Praia do Cardoso, Basílio, Pasto, Lau/Hermínio, Triste, Mauri, Santa, Vermelha e Lagoa Casqueiro. O trajeto também passa pela Cachoeira da Praia Triste. A extensão de cada praia varia entre 20 e 618 metros.


Trilha da Praia da Tainha

Trilha Ecológica da Praia da Tainha inicia no mesmo local que a Trilha do Morro do Macaco. O caminho é as margens do oceano, desvendando praias paradisíacas, pinturas rupestres e seu destino final é a Praia da Tainha, uma das praias mais procuradas pelos turistas que visitam Bombinhas.

O percurso até o fim da trilha é de 2590 metros, somando ida e volta, o trajeto é de 5180 metros. Apesar de se tratar de uma trilha relativamente longa, o grau de dificuldade é considerado fácil, pois não existem muitos obstáculos durante o percurso. A trilha leva de 3 a 5 horas para ser finalizada, considerando as paradas para descanso e para observação da vista.

Além das pinturas rupestres deixadas pelos moradores que viveram no local há muitos anos, a trilha também passa pelas belas praias abrigadas pelo Parque Nacional do Morro do Macaco, sendo elas, Tainha, Buraco Quadrado, Cação, Porto da Vovó, D’Águada e Figueira, além da Praia do Macuco, na ilha do Macuco.


Trilha da Sepulta

Sepultura é uma das mais belas praias de Bombinhas. A pequena praia tem apenas 95 metros de extensão e possui um mar tranquilo e muito límpido, com diversas espécies de peixes que atraem os turistas para a prática de Snorkel.

Passando a praia, existe uma trilha que leva até a Ponta das Garoupas. É uma trilha de dificuldade mediana e pode ser concluída em pouco tempo. Ela pode parecer ser muito íngreme no início, no entanto, ela vai se tornando cada vez mais fácil de ser explorada. A trilha tem menos de 2 km de extensão, somando a ida e a volta.

Existem muitas rochas enfeitando o percurso, assim como o céu e o mar. No meio do trajeto, existe uma pequena praia, conhecida como praia do Biguá. Ao fim da trilha, na Ponta das Garoupas, é possível ter uma vista panorâmica da Praia de Bombas, assim como, dos navios navegando em alto mar.

O nome da praia se deve a lenda de que um escravo havia sido morto em uma briga, em 1840, e que a suposta sepultura do homem, foi cavada nesta praia.


Trilha Quatro Ilhas

A praia de Quatro Ilhas é caracterizada por suas areias brancas e águas claras. À direita do mar, no canto da praia, está localizado o início da trilha, que nada mais é do que uma caminhada tranquila com poucos declives durante o seu trajeto.

Existem vários mirantes espalhados pelos cerca de 800 metros de extensão da trilha. Do alto do morrinho, é possível vislumbrar a Praia de Quatro Ilhas e uma porção da Praia do Atalaia. O trajeto demora cerca de 40 minutos, somando a ida e a volta, juntamente com as paradas para descanso e contemplação da natureza.

A trilha é muito bem sinalizada, desta forma, fica impossível que os turistas se percam. Existem poucas passagens de mata fechada durante o percurso, a maioria dos trechos, o visitante passa pela mata aberta.

Esta trilha tem uma vista um pouco diferente em relação as demais. Como o seu trajeto é feito beirando o mar e por cima dos paredões, é possível observar a vista durante todo o percurso. O fim da trilha oferece contato direto com a natureza, graças a mata fechada do local.

Existem duas formas de sair da trilha: por um pequeno rio localizado na praia, ou cortando-se pela mata para voltar para o começo da trilha.


Essas são apenas algumas das opções de trilhas disponíveis para serem feitas em Bombinhas. Conheça além da trilhas e dos passeios ecológicos, as belas praias que o local oferece!





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.