Blog Marcos Imóveis

Imobiliária em Bombinhas

Aventure-se na Trilha Ecológica do Morro do Macaco em Bombinhas

Aventure-se na Trilha Ecolgica do Morro do Macaco em Bombinhas

O Brasil é um país rico em belezas naturais, especialmente em seu litoral, desde as belas praias do Nordeste, até as deslumbrantes orlas do sul do país, um claro exemplo disso são as praias de Bombinhas, em Santa Catarina.

Bombinhas é a menor cidade do estado em extensão territorial e possui 39 praias em sua península. Além das belas praias, Bombinhas, conhecida nacionalmente como a capital do mergulho ecológico, também conta com diversas opções para se divertir com a família e os amigos sem pôr o pé na areia, especialmente quando o assunto é turismo ecológico.

Mata Atlântica pertinho de você!
Em algumas regiões, é possível entrar em contato direto com a Mata Atlântica e conhecer diversas espécies da fauna e flora presentes no local. Existem vários lugares da cidade que são voltados para a preservação ambiental, onde o acesso dos visitantes não é permitido, porém algumas trilhas espalhadas por Bombinhas são abertas para visitação e atraem um grande número de turistas, especificamente nas épocas de veraneio, quando a cidade fica ainda mais cheia.

Por ser uma cidade conhecida pelo seu investimento no turismo ecológico, Bombinhas conta com uma infinidade de opções de trilhas para os visitantes com perfis mais aventureiros e até mesmo trilhas de dificuldade mais leve, que pode ser realizada por pessoas de qualquer idade ou preparo físico.
A trilha que leva até o topo do Morro do Macaco é uma das mais procuradas em Bombinhas e oferece ao visitante uma vista de 360° de toda a ponta do continente onde a cidade está localizada.

Cuidados necessários
A dificuldade da trilha ecológica do Morro do Macaco em Bombinhas é considerada moderada, mas é necessário ter alguns cuidados, leve boné, óculos de sol, use tênis, protetor solar e roupas leves, não esqueça da garrafinha de água e de algo leve para comer. Escolher um horário em que o sol não esteja muito forte é fundamental para que o passeio seja ainda mais agradável e para que a subida se torne um pouco menos cansativa

Uma parcela dos visitantes prefere fazer a Trilha Ecológica do Morro do Macaco ao entardecer, desta forma, é possível vislumbrar o magnifico pôr-do-sol do alto do morro. O passeio é indicado para ser realizado tanto sozinho quanto em grupo. Pessoas com vários preparos físicos e idades conseguem realizar a atividade.
A entrada da Trilha Ecológica do Morro do Macaco fica no fim da Praia de Canto Grande, na parte sul da península. No local existe um enorme paredão de pedras, e uma construção abandonada. A trilha está localizada à esquerda, entre a construção, próxima à estrada.

O percurso
No início da trilha, existe uma placa com orientações, sobre a duração da trilha, qual a altitude do local, orientações para não jogar lixo ou mexer com os animais que habitam no local. O tempo necessário para realizar a trilha, é de 45 minutos a 1 hora, de acordo com as pausas e dependendo da condição física da pessoa.

As pausas para descanso são ótimas para além de recuperar o fôlego, aproveitar para fazer fotos das belezas que o lugar exibe. Ao longo da trilha Ecológica do Morro do Macaco em Bombinhas, podem ser visualizadas diversas placas indicando o caminho para os turistas.

Durante o percurso, diversas espécies podem ser observadas, como por exemplo, Laelia Purpurata, símbolo de Santa Catarina. Do alto do Morro do Macaco é possível avistar as praias de Canto Grande (mar de dentro e mar de fora), além da praia da Conceição. Também é possível visualizar a baia de Zimbros, com a Costeira de Zimbros ao fundo, assim como as ilhas que fazem parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, são elas a Ilha Deserta, de Galés, do Arvoredo e do Macuco.

Em dias mais claros, é possível ver as cidades de Governador Celso Ramos, Tijucas e até mesmo a capital de Santa Catarina, Florianópolis. Caso o passeio se alongue até a noite, leve uma lanterna, para que a descida do Morro do Macaco seja realizada com mais facilidade.

Alternativas
Além da Trilha Ecológica do Morro do Macaco, a cidade de Bombinhas também conta com outras opções de trilhas para os visitantes aventureiros, que apreciam uma longa caminhada e de manter contato direto com a natureza.

Um exemplo é a Trilha Costeira de Zimbros, que se encontra na área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros, durante o percurso encontram-se cachoeiras e lagoas e o contato com a Mata Atlântica é constante. O trajeto passa por algumas praias como Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha. É possível fazer um percurso menor até a segunda ou terceira praia, pois a trilha completa levar cerca de 6 horas.

A Trilha da Galheta, localizada no Parque Municipal de mesmo nome, conta com uma vegetação exuberante durante o seu percurso. O banho de mar refrescante na Praia da Galheta também é uma ótima forma de aproveitar o dia no local. A trilha é realizada em aproximadamente 3 horas.

A Trilha da Tainha também fica localizada no Parque Municipal do Morro do Macaco e seu trajeto é realizado em cerca de 3 horas. O percurso é um antigo caminho usado pelos nativos do local. A trilha é localizada na beira do costão e passa por trechos da Mata Atlântica, grutas e córregos. A Trilha da Tainha também traz a oportunidade de observar o cultivo de mariscos.

Existe muito mais para descobrir e se encantar em Bombinhas. A cidade oferece uma infinidade de opções de atividades tanto nas praias, onde são praticados esportes aquáticos, como surf, windsurf, stand up padle, e o mais popular entre os visitantes do local, o mergulho ecológico. Bombinhas possui praias que agradam visitantes de todos os gostos, algumas cheias, outras desertas, com mar mais tranquilo ou com ondas maiores.

Além das trilhas espalhadas por Bombinhas e os mirantes com vista de 360°, também existem outras atividades para se fazer longe da praia, muitos lugares para se conhecer e outras belezas para se admirar.
Coloque Bombinhas no itinerário das suas próximas férias e aproveite tudo o que essa cidade incrível tem a oferecer para você e sua família!





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.