Blog Marcos Imóveis

Imobiliária em Bombinhas

Projeto Tartabinhas - Tartarugas Marinhas de Bombinhas

Projeto Tartabinhas - Tartarugas Marinhas de Bombinhas

A Península de Bombinhas é mágica com sua beleza natural de matas e águas salgadas cristalinas. Considerada a Capital do Mergulho Ecológico Brasileiro e um dos municípios com maior preservação de cobertura florestal da Mata Atlântica, possui enorme importância ecológica e aumenta a qualidade de vida e bem-estar de quem a habita ou visita.

Seus formosos costões e fundo marinho formam lindos jardins subaquáticos com corais e algas marinhas, ricos em nutrientes que possibilitam a tartaruga-verde (Chelonia mydas), se alimentar e descansar nessa linda costa esmeralda. A tartaruga-verde é uma das 5 espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no litoral brasileiro.

Projeto Tartabinhas

Essa espécie tem sua importância na natureza, auxiliando na manutenção da saúde dos oceanos e, devido à sua presença constante em Bombinhas, o Projeto Tartabinhas atua de forma integral para a proteção destes animais. Através de estudos científicos o Tartabinhas busca, sem gerar nenhum estresse ao animal, identificar através de fotografias as tartarugas marinhas que visitam ou vivem nas águas de Bombinhas. A proteção delas não depende apenas do projeto, por isso, são desenvolvidas diversas atividades de educação ambiental com os moradores e visitantes do município, a fim de conscientiza-los e mostrar como podem no seu dia a dia cuidar das tartarugas.


Registros do monitoramento do Projeto Tartabinhas. Esta tartaruga verde já foi foto-identificada e batizada de 4ilhas.

Proteção e cuidados

Para protegê-las é importante descartar corretamente nas lixeiras todos os resíduos gerados ou encontrados nas praias, ruas, rios e lagos, pois a ingestão de lixos pelos animais marinhos é uma de suas principais causas de morte.

A tartaruga marinha é amiga e dela não precisa sentir medo, pois é um animal calmo e sereno. Com respeito pode-se mergulhar ao seu lado e contemplar a beleza de um ser que vive no planeta desde a época dos dinossauros. Durante mergulhos é possível tirar fotos dos dois lados da cabeça das tartarugas, sem capturá-las, e ajudar o projeto a realizar a identificação destes animais.

--

Quer saber mais detalhes sobre este projeto, ou como tirar fotos subaquáticas para foto identificação das tartarugas marinhas? Entre em contato com o projeto via:
WhatsApp (47) 9 9293-9603
E-mail: projetotartabinhas@gmail.com
Facebook: @projetotartabinhas
Instagram: @projeto_tartabinhas

Para saber mais informações sobre o Projeto Tartabinhas visite o site clicando aqui.

Cuide das tartarugas marinhas você também. Deixe-as no seu habitat natural.
Juntos podemos proteger as tartarugas e, consequentemente, nós humanos!
Texto por: Bióloga Ágatha Naiara Ninow
 





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.