Compartilhe

Os mistérios da Capela Nossa Sra. da Imaculada Conceição

A Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição é proveniente da união das comunidades de Bombas e Bombinhas, desta forma, ela foi construída no morro em que separa os dois bairros e era frequentada por fiéis das duas localidades. Durante a sua construção, a maior dificuldade foi transportar o material, tudo foi carregado em carroças através das estradas de chão, as únicas vias disponíveis na época.

Os mistérios
Pouco tempo depois de sua construção, a paróquia foi alvo de diversas lendas, mistérios e crenças por parte da população, devido a alguns eventos um pouco incomuns que aconteceram no lugar.

Na década de 30, pouco tempo depois de sua inauguração a Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi atingida por um raio, que acertou a cruz de metal que ficava no topo de igreja, danificando-a. O fenômeno foi visto como algo sobrenatural e a paróquia passou a ser vista como um local amaldiçoado e misterioso.

Não o bastante, mais tarde, nos anos 70, 40 anos após a capela ter sido restaurada, durante uma tempestade forte, a igreja foi atingida por mais três raios, fazendo com que a sua estrutura fosse destruída quase que completamente. De acordo com a crendice da população, havia uma lenda de que a igreja foi atingida pelos raios tantas vezes, porque embaixo da edificação existe uma suposta quantidade de ouro escondida.

Hoje a ciência nos explica que os raios atingindo a cruz de metal é apenas uma reação física, pois este material é um forte condutor de energia, além de estar localizado no alto de um morro, outro fator que ajudou a atrair os raios para a igreja. Após o ocorrido, as comunidades se dividiram. Bombinhas levantou a Capela Nossa Senhora dos Navegantes e Bombas a Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, porém, em outro local.

Abandono
Entre os anos 1970 e 2000, a capela ficou totalmente abandonada por parte dos moradores, com a estrutura da antiga igreja completamente destruída, mal dava para distinguir que aqueles destroços já haviam sido uma linda capela. O terreno onde ainda estavam as ruínas do antigo monumento histórico, foi vendido.

No entanto, a iniciativa privada restaurou as ruínas do antigo templo. Durante aproximadamente um ano, a igreja foi reconstruída e reformada. A Capela da Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi inaugurada pela terceira vez em 2005, na data que homenageia a padroeira, no dia 8 de dezembro.

O viés da reforma era manter o máximo possível de fidelidade à obra arquitetônica original. Os antigos moradores do município confirmaram a semelhança entre a atual paróquia e a que havia sido construída pela primeira vez, na década de 30.

Ao ver tamanha beleza e semelhança com a Capela construída na década de 30, fica difícil de acreditar que a edificação foi construída apenas baseada nas imagens antigas. Um fato curioso sobre a Capela da Nossa Senhora da Imaculada Conceição, é que o seu terreno foi comprado por Vilmar de Oliveira Schurmann, irmão do famoso velejador Vilfredo Schurmann, que deu a volta ao mundo ao lado da família e passou cerca de 20 anos em seu veleiro.

Quando Vilmar comprou o terreno, pouco do que havia no local ainda remetia à igreja que outrora esteve ali, desta forma, dedicou-se muito tempo para pesquisa e análise de fotos e documentos para deixar a paróquia mais próxima possível do que ela havia sido antigamente.

Pela falta de fotografias da parte interna igreja, ela foi reconstituída inspirada em outras capelas que foram erguidas na mesma época, com os móveis provenientes das mesmas fábricas, fazendo com que o interior da igreja fosse tão semelhante com a primeira capela, quanto a arquitetura e da parte externa.

O cessar dos raios
Desde sua reinauguração em 2005, a paróquia nunca mais foi alvo de raios. O que fez os raios cessaram, foi uma mudança feita em relação a construção anterior, a cruz. Antes, o objeto era feito de metal e hoje é de madeira, para evitar que outros raios caiam na paróquia, como já havia acontecido outras vezes.

A Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição também possui estacionamento próprio, na alta temporada fica aberta entre as 9h e as 18h, e não exige custos para os visitantes. Atualmente, o espaço é destinado a realização de casamentos batizados e demais atividades culturais e religiosas da comunidade.

A linda capela branca é um dos principais atrativos do Roteiro Cultural da Região Turística Costa Verde & Mar, por sua beleza e história inusitada. Quem conhece a paisagem sem saber da história, não imagina as lendas que o lugar despertou no imaginário da população.

Lendas essas, que se não tivessem cessado, até hoje estariam relacionando a capela com má sorte, ou mau agouro, pela quantidade de raios que a mesma atraiu.

Casamentos
Para os noivos de plantão, a capela não cobra aluguel para quem decidir casar no local, apenas uma pequena taxa de limpeza e manutenção do lugar.
Quando visitar a Capela da Nossa Senhora da imaculada Conceição, não esqueça de levar uma câmera fotográfica, pois além da beleza da paróquia, a vista que se tem de cima do morro em que ela está situada é maravilhosa. O passeio é ideal para ser feito no final da tarde, junto a família, para relaxar depois de um dia de praia.


Texto por:


Tags: Imaculada Conceição / Igreja Bombinhas / Capela Bombinhas / Nossa Senhora da Imaculada Conceição


Compartilhe







Indicadores Financeiros - JULHO/2019 CUB-SC 0,23% | R$ 1.825,53        IGPM 0,89%